quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CACIQUE


Autor: Renato Canini
Primeira Aparição: Revista CACIQUE #1, abril de 1954.

Quatro anos antes da criação do personagem indígena de maior empatia e popularidade dos quadrinhos nacionais - o Papa-Capim de Maurício de Sousa -, o pequeno Cacique, de Renato Canini (desenhista do Zé Carioca), já era protagonista de uma revista solo, na qual dividia as páginas com outros personagens hoje também perdidos no limbo do esquecimento do grande público - Gulex, Zé Carijó e Tibica. E mesmo tendo como contemporâneo, o Tupizinho de Jayme Cortez, que também possuía um título próprio, o mérito desse personagem reside na longevidade da sua publicação, sendo publicado quase que ininterruptamente entre 1954 e 1963, números ainda hoje difíceis de serem obtidos. O personagem de Maurício de Sousa ou o Tininim de Ziraldo, por exemplo, nunca alcançaram tal dimensão.

Em sua primeira fase foram 106 números publicados entre abril de 1954 e dezembro de 1959. Inicialmente mensal, tornou-se quinzenal a partir de janeiro de 1957. Entre 1961 e 1963, ela voltou a ser mensal, e com outro grande diferencial em relação a fase anterior, passou a ser gratuita.



Ainda não conseguimos informações precisas sobre esse segundo período da publicação, nem o que aconteceu nesse hiato de 1960, mas a pesquisa continua e contamos com seu auxílio leitor - professor - pesquisador - colecionador - curioso, amigo.


Segue o link de um artigo acadêmico de autoria de Maria Helena Câmara Bastos dedicado a esta publicação infantil, intitulado DIVERTIR, EDUCAR E FORMAR:CACIQUE – A REVISTA DA GAROTADA GAÚCHA (1954-1963) - fica a dica.

Sobre o Autor:
Resultado de imagem para Renato Canini
Renato Vinícius Canini (Paraí22 de fevereiro de 1936 — Pelotas30 de outubro de 2013) foi um ilustrador brasileiro, conhecido por seu trabalho em diversas publicações, como "O Pasquim", "Pancada" e para a Editora Abril, onde ilustrou histórias em quadrinhos da Disney e destacou-se desenhando o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu seu traço pessoal e uma identidade mais brasileira, distanciando notavelmente este personagem do estilo Disney original.

Via: QUADROS AO VIVO
Fontes adicionais: GUIA DOS QUADRINHOS e WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: