SOBRE A EXPOSIÇÃO


A Mostra "A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros" é um material educativo e cultural produzido pelo Núcleo de Museologia Social da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - RPTV.


Esta exposição é resultado de uma pesquisa realizada pelo artista gráfico e historiador, funcionário da Secretaria do Estado da Educação e da Cultura - SEEC/RN, Beto Potyguara, que investigou como o indígena brasileiro vem sendo retratado em revistas, tiras e quadrinhos no período de 1883 a 2015.


O material vem sendo utilizado em ações educativas e culturais da RPTV e do Núcleo de Museologia Social, em atividades nas escolas públicas, pontos de cultura e em diversos eventos realizados por esta Secretaria.


Além do ineditismo deste trabalho, sua importância reside no fato de propiciar a discussão sobre a contribuição do indígena à cultura brasileira, bem como, discutir estereótipos e preconceitos presentes em algumas dessas publicações. Objetivando assim, despertar o olhar crítico sobre o tema e apresentar ao público, diversas possibilidades narrativas da identidade indígena dentro do universo das HQs.


Nessa perspectiva, seu conteúdo reveste-se de outra importância, pois pode vir a contribuir, tanto para a produção de conteúdos sobre a questão étnica, quanto na discussão de como inseri-las no contexto da escola, conforme a Lei 11.645/2008.


A Mostra é composta por uma série de 20 painéis em PVC, no tamanho 45x75cm, colorido, contendo informações básicas sobre personagens com essa temática.

A Exposição é acompanhada ainda, por uma série de atividades artísticas e educativas, tais como, visitas orientadas, rodas de conversa, palestras, oficinas e apresentações culturais.

Confira o link com o REGISTRO FOTOGRÁFICO da passagem da Exposição pelos municípios de Natal, Currais Novos, Assú e Nísia Floresta.

Confira os links com as matérias realizadas nas mídias impressa, televisiva e pela internet.


Nenhum comentário: