sexta-feira, 3 de março de 2017

ASA PSIQUÊ

Autor: Carlos Alberto Oliveira " O Galego"
Criação: 1981.
Primeira Aparição: EPOPÉIA POTIGUAR # 1, outubro de 1983.

O Rio Grande do Norte sempre foi um berço de grandes artistas do traço, sobretudo, no universo das histórias em quadrinhos, e, principalmente, na década de 1980. E é exatamente neste recorte temporal que encontramos mais um personagem indígena, no mínimo inusitado, o Asa Psiquê, criação de Carlos Alberto "Galego", que teve quatro histórias publicadas pela extinta revista Epopéia Potiguar.
Capa da Epopéia Potiguar # 1
Segundo o autor sua influência sempre foram os quadrinhos de faroeste e de super-heróis, mas a galera do GRUPEHQ (Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos), a qual ele pertencia, sempre privilegiava HQs com temáticas regionais e nacionais. 


E fora a insistência de Aucides Sales, mentor e editor do GRUPEHQ, para que Carlos Alberto assumisse um estilo mais regional, abandonando a influência dos comics americanos, que acabaram surtindo efeito e mudando o direcionamento da série. Assim, o herói que surgiu sob uma forte inspiração do traço do mestre John Buscema - em sua fase a frente do Surfista Prateado -, converteu-se num líder indígena que buscava o resgate histórico da cidade e da sua nação através de aventuras cheias de um forte apelo local e misticismo.
Capa da Epopéia # 3.
Esse conflito criativo pode ser percebido na metamorfose visual do personagem, que a cada edição da Epopéia sofria alterações em seu design, até encerrar a sua participação na publicação na edição de número 4 (nov/dez -1984), já com um visual e abordagem mais mitológica do que a super-heroística, proposta inicialmente.

Nas palavras do próprio "Galego": 
"No quarto e último número da Epopéia, novamente o Asa sofre nova reformulação e voltei novamente ao estilo herói, porém, com a pretensão de pertencer ao estilo acadêmico dos grandes heróis da mitologia grega". 
Capa da Epopéia # 4.
A Epopeia Potiguar foi citada com certo destaque no livro A SAGA DOS SUPER-HERÓIS BRASILEIROS do jornalista Roberto Guedes (Opera Graphica Editora).

Fonte: entrevista com o autor.
Imagens: arquivo pessoal do professor Luiz Elson Dantas (capas) e arte de Carlos Alberto (2014)

Nenhum comentário: